Avaliação da entrevista

A AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA

Como o entrevistador irá decidir.

Ao terminar a entrevista, o entrevistador terá como tarefa escolher entre os pontos que considerou positivos e os pontos que considerou negativos em você, para um julgamento. Esta não será jamais uma equação matemática.

Fatos não bastam – a sua história profissional está no seu currículo, e não há como mudá-la; mas os traços de personalidade e de caráter que você demonstrou contarão muito contra você ou ao seu favor.

Habilidades – a sua habilidade de pensar logicamente, a capacidade de expressar claramente as idéias, a rapidez de entender o ponto central de uma questão, a clareza de diferenciar o que é importante e o que não é importante numa conversa, tudo isso contará para o julgamento do entrevistador.Relacionamento – nenhum empregador quer um funcionário que lhe traga problemas, portanto a sua habilidade em relacionamentos vai fazer diferença (você tem muitos amigos? Tem senso de humor? É um bom ouvinte? Entende as pessoas?).

Como você se vê – Muitos entrevistadores focam atenção na maneira como o candidato vê a si mesmo. Confiante ou retraído, vencedor ou perdedor, expansivo ou tímido, tudo isso conta para a avaliação.

Atitudes que os entrevistadores avaliam:

  • Postura;
  • Tato;
  • Cortesia;
  • Confiança;
  • Calor;
  • Entusiasmo;
  • Alegria;
  • Otimismo;
  • Humor;
  • Um firme aperto de mão;
  • Boa pronúncia;
  • Bom vocabulário;
  • Boa gramática;
  • Maneira organizada e clara de se expressar.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

perguntas-frequentes

 

 

 

Nessa fase, o entrevistador está interessado apenas no que diz respeito a sua vida profissional. Perguntas que fugirem dessa abordagem deverão ser curtas e objetivas.

Fale-me um pouco de si. 
Procure especificar a questão. O que o entrevistador deseja saber: sua personalidade, seus interesses, seu histórico profissional, etc.

Quais são seus objetivos em curto prazo?
Seja específico dentro dos objetivos da organização.

O que você procura em um determinado emprego?
Desafio, envolvimento e chance para contribuir para a companhia.

Por que devemos contratá-lo? Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da companhia?
Conte os benefícios que você vai trazer e como pode, com seu desempenho, gerar lucros à companhia.

Quais são seus pontos fortes?
Fale das características desejadas, tais como: entusiasmo, persistência, dedicação, criatividade, responsabilidade, iniciativa (pró-atividade) e competência técnica.

Quando o selecionador perguntar sobre os pontos positivos ele quer saber, sob o seu ponto de vista, qual é o seu diferencial, ou seja, o que você tem de interessante que possa ser de substancial importância para a vaga. Faça seu marketing.

Curso de auxiliar administrativo Instituto Denver

O que você faz no seu tempo livre? Tem algum hobby?
Fale a verdade. Mas saiba que é importante ter hobbies e ocupações no seu tempo livre. Isso demonstra sua preocupação com o seu desenvolvimento pessoal, sua habilidade em administrar seu tempo e o seu bom relacionamento profissional.

Onde você se vê em cinco anos?
Mostre que já traçou um plano consistente de carreira e que sabe o que fazer para realizá-lo.

Qual foi o último livro que você leu?
A pergunta subliminar é “Você tem o hábito de Leitura?”. Pode ser que suas leituras de livros estejam atrasadas, mas você lê constantemente jornais comuns e artigos especializados, revistas (Exame, Você S.A., Veja, etc). Nunca vá a uma entrevista sem ter lido o jornal do dia.

Quais são seus objetivos de longo prazo? 
Restrinja-se ao futuro profissional. Neste momento não fale de sua vida particular.

Por que você está deixando (ou deixou) seu emprego? 
Se estiver empregado, enfatize a idéia de buscar desafios.
Se foi ou está sendo demitido, não adianta esconder. Diga a verdade. Se for o seu caso, mencione que a demissão foi causada por corte de custos. Nunca fale mal do empregador anterior.

O que você considera importante num colaborador?
Cite as competências para o cargo, além de dedicação ao trabalho, boa índole, iniciativa, criatividade e entusiasmo.

Quais são seus pontos fracos?
Nunca mencione algo muito negativo. Responda aquilo que, na realidade, é positivo, defina-os como pontos a desenvolver, tal como exigente demais, impaciente, perfeccionista, etc. Colocando desta forma, seja qual for o ponto que você citar, deixará claro, em primeiro lugar, que você está consciente de suas deficiências, que você não é perfeito e tem alguns pontos que precisa melhorar.

Você também será avaliado pelo que pergunta
Em entrevistas iniciais: coloque questões genéricas sobre:

  • A empresa e o processo de seleção;
  • Principais mudanças ocorridas nos últimos anos;
  • Principais desafios que a companhia irá enfrentar a curto/médio prazo;
  • Quando será comunicado o resultado da entrevista, tipo de testes a que os candidatos estarão sujeitos nas fases seguintes.
  • Numa entrevista final: demonstre curiosidade fazendo perguntas sobre a descrição da função, tarefas, responsabilidades e objetivos;
  • Possibilidades de progressão na carreira;
  • Benefícios sociais disponíveis e qual a remuneração a auferir.
  • Estas questões têm interesse desde que não assentem em pontos já abordados em etapas anteriores do processo de seleção.

Interessado em escolher uma boa profissão?

Se você realmente está interessado na escolha de uma profissão, cadastre-se clicando no link abaixo e irá receber muitas informações valiosas, além de vídeos com entrevistas, vários ebooks que irão lhe ajudar muito na escolha de sua profissão.

Não fazemos spam.

curso de almoxarife


Posted in ENTREVISTA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + cinco =