Pesquisa

AVALIE ESTE BLOG

View Results

Loading ... Loading ...

Como conseguir um bom emprego?

Procurar um novo emprego é cansativo e estressante principalmente se foi demitido no seu emprego anterior.

Existem  três estágios  no atividade de procurar um novo emprego:

1-Conseguir uma entrevista

O seu currículo e a sua carta de apresentação são elementos muito importantes, essenciais e críticos e fazem  a  diferença entre sucesso e fracasso. É importante lembrar que os profissionais  de Recursos Humanos irão  somente dar alguns segundos de atenção ao seu  currículo. Se não gostarem, você perdeu a entrevista.

2-Converter a entrevista em  uma oferta de emprego.

Após ser chamado para entrevista, você tem que ser bem sucedido.

3-Negociar o salário e benefícios

Após ser selecionado, você deve  saber negociar salário e benefícios. Lembre-se que não irá  conseguir o que merece e sim o que irá negociar.  Esteja preparado.

Como conseguir  uma entrevista ?

  • Use a  internet, coloque seu currículo nas agências de  emprego e nas empresas  de recrutamento. Pesquise no  google os anúncios de emprego,  envie email para seus  contatos com seu currículo  etc.  As empresas de  recrutamento podem  ajudar muito pois são pagas pelas empresas para conseguir os profissionais.
  •  Os sites da internet são boa fonte de recrutamento porém seu currículo estará disponível para o mundo.
  •  É muito importante que seu currículo seja muito bem  escrito.  Veja  dicas em Cursos à  distancia.
  •  Envie o currículo para a pessoa que irá tomar a decisão final dentro da empresa. Isto pode ser conseguido tentando um contato com algum  funcionário da empresa que algum amigo conheça.
  •  Envie muitos currículos. Envie seu currículo para muitas empresas de modo que consiga o maior número possível de entrevistas. Após enviar  os currículos faça um acompanhamento pelo telefone para ter  certeza  que os currículos foram recebidos. Telefone somente  uma vez.
  •  Uma recomendação para o profissional sem emprego é que deve aceitar a primeira oferta razoável que aparecer pois sempre poderá mudar de emprego no futuro. Se conseguir ser selecionado para duas empresas,  diga para a  empresa A que irá iniciar imediatamente. Para a empresa B diga que está em  um projeto no estágio final e que não pode abandonar o projeto  agora mas  que em três  semanas estará disponível. Durante as duas semanas seguintes você poderá avaliar se a empresa A realmente é a empresa em que deseja trabalhar.  Se for,  ligue para a empresa B e  diga que decidiu continuar no projeto e agradeça.  Se a empresa A não é  a empresa desejada, ligue para a empresa B  e diga que conseguiu concluir o projeto rapidamente e que está disponível para iniciar a contratação.

 

Dicas gerais

  • Faça a entrevista como se  estivesse empregado, sem demonstrar ansiedade em conseguir o emprego.
  • Honestidade demais não é bom pois pode ser um fator  contra você principalmente  se foi demitido na última empresa.  Quando um recrutador pergunta a você “Por que saiu do seu último emprego ?” ou “Por que deixaram você sair  ?”  ele  realmente está perguntando “O que existe  de errado com você ?” Um exemplo de resposta  pode ser: “A empresa teve que fazer  uma grande redução de custo e  reduziu muito seu tamanho  e suas operações.  Meu chefe imediato não teve escolha e  deixou-me sair. Após minha saída ele também saiu da empresa.”
  •  Vista-se profissionalmente para a entrevista.
  • Em  negociações de  salário, a pessoa  que mencionar o primeiro número é o perdedor. Quando perguntarem “quanto deseja  ganhar” diga  que “na média do mercado “  e que  gostaria de saber qual a faixa  de  salário deste  cargo  na empresa.   Você  também poderá dizer que seu salário está na faixa  de  mercado “4.000,00 a 6.000,00” (depende da sua faixa salarial do  seu cargo) e que gostaria de ficar  nesta  faixa. Diga todos  os benefícios  que já tinha em outras empresas ou que sabe  que seu cargo normalmente tem.
  •  Envie carta de agradecimento após cada  entrevista e no máximo em 24 horas. Se foi entrevistado por três pessoas na empresa, envie três cartas de agradecimento. Quando existe muita concorrência para uma determinada posição,  uma carta de agradecimento pode  fazer a grande  diferença.

1 comment to Como conseguir um bom emprego?

  • DAVID LEONARDO ALVES DA SILVA

    Moro no Rio de Janeiro.

    Eu tenho 21 anos e não possuo experiência profissional, porque ainda não conheci ninguém que pudesse me dar uma oportunidade.

    Concluí o ensino médio. Pretendo me formar em direito na faculdade.

    Tenho ido diariamente aos fóruns para conversar com advogados.

    Inicio a conversa perguntando “o que ele teria a dizer para uma pessoa que está começando na carreira jurídica”.

    Eu então me apresento e manifesto o meu interesse em trabalhar num escritório de advocacia. Acredito que em breve serei convidado a atuar como assistente administrativo.

    Os advogados têm se mostrado muito atenciosos.

    DAVID LEONARDO ALVES DA SILVA
    dlasilva@yahoo.com.br

Faça um comentário

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree