organização de um curriculo

ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO

Importância do currículo

Esta página foi desenvolvida para você, aluno(a) ou amigo(a) do Instituto Denver de modo que domine as técnicas de elaboração de um excelente currículo e, assim, aumente suas chances de sucesso na procura de um emprego.

Neste artigo iremos enfatizar a importância e objetivos do currículo além de explicar sua elaboração e oferecer várias recomendações e dicas importantes para sua elaboração.

Após sua leitura você saberá como fazer um currículo, isto é, como montar um currículo. Irá ver vários exemplos de currículos que poderão servir de base para a elaboração do seu currículo.

Atualmente a concorrência para encontrar um emprego é muito grande. As empresas recebem muitos currículos e a primeira atividade do Departamento de Recrutamento e Seleção é selecionar os currículos. Somente os melhores currículos irão passar nesta primeira fase.

Assim, o candidato a emprego deve procurar aprender todas as técnicas que irão facilitar seu sucesso nesta primeira seleção e ser chamado para uma entrevista. Quanto maior o número de entrevistas maior as chances de obter sua colocação.

Este blog tem como um dos seus objetivos sensibilizar nossos alunos para a importância estratégica desta peça de marketing do produto mais importante do mundo que é VOCÊ.


Organização do currículo

1- Identificação

-Nome completo do profissional – preferencialmente no alto da página.

-Endereço residencial completo – não esquecer de números como CEP,

-Data de Nascimento

-Estado Civil

-Naturalidade

-Telefone com DDD. Caso não tenha telefone coloque o nome e o número para recados.

-Celular

-Email

-Hora do dia em que pode ser contatado.

2- Objetivo profissional

Objetivo profissional

-Escreva o cargo que pretende ocupar ou a área de atuação.

-Defina clara e resumidamente seu objetivo profissional (não ultrapasse uma linha). Lembre-se que todas as informações do seu currículo devem estar alinhadas com o objetivo profissional.

-Coloque o objetivo profissional e não objetivos particulares. Os itens de seu currículo que não estão alinhados com o objetivo devem ser menos enfatizados ou não incluídos. Exemplos:Auxiliar de escritório, representante de vendas, secretária executiva etc. Cuidado: Não mencione que trabalhou em vendas durante um período se seu objetivo é ser supervisor de departamento de recursos humanos.

Curso de almoxarife

3- Escolaridade ou Formação Acadêmica

Escolaridade

-Nível de escolaridade que possui; nome do curso, data em que o terminou; escola ou universidade que frequentou; média obtida (se esta for favorável).

4- Cursos de aperfeiçoamento

-Os cursos de aperfeiçoamento, seminários, palestras, seminários, pós-graduação, especiais e técnicos devem ser relacionados colocando o mais recente primeiramente.

-Não relacione cursos em excesso ou fora do objetivo profissional.

-Não relacione cursos cuja tecnologia caiu em desuso.

-Relacione palestras e seminários relevantes.

-Não relate todo seu histórico escolar. Coloque o último curso que concluiu. Ex.: se possui curso superior não é necessário relatar em que escola cursou o 2º grau etc.

5- Experiência profissional

-Inicie pelos cargos mais recentes.

-Coloque somente os três últimos empregos ou os mais importantes para a vaga em aberto ou em relação ao seu objetivo profissional.

-Indique Ano de entrada e saída, nome da empresa, o cargo ocupado

-Para cada cargo faça uma breve descrição das atividades e realizações, grau de responsabilidade e resultados obtidos. Não se limite a dizer qual era o seu cargo e sim contar o que fez na prática pois isso é o que vai fazer a diferença. Este erro grande parte dos profissionais comete.

-Use verbos de ação: realizei, implantei, organizei etc.

-Destaque suas realizações que resultaram em benefício para a companhia. Exemplo: redução de custos, redução de despesas administrativas, melhor relacionamento com o mercado.

-Aqueles que nunca tiveram emprego devem indicar: experiências de trabalho, remuneradas ou não, que tenham desenvolvido em tempo parcial ou sem vínculo empregatício.

-Indique estágios realizados (quando, onde e a função desempenhada) .

-Não explique porque saiu dos empregos anteriores ou porque deseja sair do atual.

-Não informe pretensão salarial ou último salário. Exceto se for solicitado pela empresa.

-Identifique os diferenciais (incluindo bolsas de estudo, pesquisas, projetos de iniciação científica etc. 

-Não coloque atividades que não estejam coerentes com seu objetivo. Exemplo: Você é candidato a uma vaga de Analista de Planejamento de Manufatura porém trabalhou em vendas durante um período.

-Se foi promovido várias vezes enfatize estes fatos. Exemplos:Gerente Comercial da Divisão Metais. Fui o responsável por vendas, marketing, exportação, importação, desenvolvimento de produtos e mercados e serviçode atendimento ao cliente. Vendas em 2000: US$ 54 milhões.

-Aumentei a participação de mercado de 5 % para 25 %.

6- Idiomas

Idiomas estrangeiros

-Ao mencionar conhecimentos de línguas indique o nível que domina: fluente, regular, básico, falar e/ou escrever.

Exemplo: Inglês – fluente – falar e escrever

Inglês – básico – ler. Espanhol – regular – ler e falar

7- Informática

Informatica

-Informe nível de conhecimento – noções ou domínio em programação, ambientes, etc.

-Se souber usar a Internet coloque.

8- Viagens

-Cite viagens ao exterior (mesmo que seja por turismo comprovando que adquiriu vivência fora do país, assimilou novas culturas e aprimorou determinado idioma).

9- Outras atividades

-Indique eventuais atividades desenvolvidas (atividades culturais, desportivas, sindicais e associativas).


IMPORTANTE:
Se você realmente está interessado na escolha de uma profissão, cadastre-se clicando no link abaixo e irá receber muitas informações valiosas, além de vídeos com entrevistas, vários ebooks que irão lhe ajudar muito na escolha de sua profissão.

Não fazemos spam.

curso de almoxarife



 

Posted in CURRICULO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =