PROFISSÃO DE OPERADOR DE COMPUTADOR

Operar computadores, sistemas, aplicativos, instalar softwares, fazer pequenos reparos no hardware e nos softwares.


Outros nomes da profissão.

Suporte técnico de aplicativo

Suporte técnico de microcomputador


Tarefas e responsabilidades da profissão.

  • Saber operar computadores (fora ou em rede).
  • Executar pequenas atualizações em softwares.
  • Executar pequenos reparos nos equipamentos existentes.
  • Manter registros de controle sobre equipamentos e softwares.
  • Saber digitar com produtividade.
  • Saber instalar anti-vírus e eliminar vírus de computadores.
  • Saber executar procedimentos de segurança de dados (backup).
  • Saber instalar sistemas operacionais e outros softwares básicos.
  • Conhecer bem os softwares mais usados em escritórios (Word, Excel, Power Point e Outlook).
  • Conhecer bem como navegar na internet.

Habilidades necessárias.

Habilidade com computadores e em resolução de problemas.


Conhecimentos necessários do operador de computador.

Conhecer computadores, softwares e aplicativos usados em escritórios.


Qualidades pessoais.

Saber trabalhar sob pressão e como parte de uma equipe. Deve possuir vontade de continuar aprendendo novas técnicas.

CURSO DE PROGRAMADOR DE COMPUTADOR


Requisitos físicos da profissão.

Boa coordenação entre mão e visão e adestramento para digitação.


Como iniciar na profissão?

Segundo Grau. Cursos básicos de computação (Windows, Word, Excel, Powerpoint, Outlook) Cursos de manutenção de computadores (recomendável). Normalmente aprendem no próprio serviço.


Como é o local de trabalho?

Trabalham em escritórios. Usam computadores e softwares. Algumas vezes trabalham sob pressão. Trabalham nos horários normais. Algumas horas extras eventuais. Trabalham sozinhos ou em equipes liderados por um líder ou supervisor. Interagem com clientes e outros funcionários.


Futuro da profissão.

O futuro desta profissão é bastante promissor, pois a demanda pela profissão é função do aumento do número de computadores.


Deseja ser um operador de computador?

Se você realmente está interessado nesta profissão, cadastre-se clicando no link abaixo e irá receber muitas informações valiosas, além de vídeos com entrevistas, vários ebooks que irão lhe ajudar muito na escolha de sua profissão.

Não fazemos spam.

curso de almoxarife


 

Visite nosso Curso Básico de Informática


 

Posted in INFORMÁTICA.

25 Comments

  1. -> Será que existe á possibilidade do Operador de Computador se especializar nesta profissão e ter um aumento de salário no decorrer do período de aproximadamente de R$ 6.000,00 ( por mês ) em tempo presente. Isto pode comprovar á real capacidade atuante deste indivíduo adquirir uma ascenção social compatível ao Operador de Plataforma de Petróleo e o Guia de Turismo certamente. Sim ou Não ?!…

    • Olá Sérgio,
      Sempre que você se especializa e se desenvolve profissionalmente e consequentemente consegue ser mais eficaz, aumentam as chances de conseguir um aumento salarial ou até um novo cargo. Entretanto a determinação do valor do salário é função de muitas variáveis como região ou cidade onde trabalha, com que tipo de computador trabalha (micros, servidores de rede, servidores de mainframes etc), do tamanho da empresa (grandes empresas multinacionais normalmente pagam mais), dos procedimentos salariais etc. O que é importante é sempre manter-se atualizado e procurar seu desenvolvimento profissional através de cursos, seminários, palestras etc. O bom salário irá chegar como consequência.

  2. Quais as especializações e até mesmo cursos superiores um operador de micro pode optar? Após, um curso técnico.
    Desde já, lhe agradeço, um abraço.
    Robson Jr de Uberaba MG.

    • Prezado Robson,
      Se você gosta de trabalhar com computadores deve procurar um curso superior de informática. É importante considerar que, dentro da informática, existem trabalhos bem diferentes e que requerem aptidões muito diferentes. Algumas pessoas gostam de programação. Outras gostam de suporte técnico. São especializações bem diferentes.
      Espero ter ajudado.

    • Olá Leandro,
      Não temos um curso específico sobre operador. Entretanto, deverá fazer um bom curso de windows 8 um curso de Office. Um curso básico de manutenção de micros também irá somar positivamente ao seu currículo. Em resumo, o que deve procurar é fazer estes tipos de cursos de modo a enriquecer seu currículo e possibilitar aumentar as chances de obter uma colocação. Ter um computador para praticar é essencial.

    • Olá Veraildes,
      Se você já usa computador em casa e na internet será mais fácil. Se gosta de instalar programas, mexer no windows etc poderá ser uma boa indicação de aptidão para a profissão. Não temos um curso específico para esta profissão. Deverá fazer vários cursos como: curso básico de informática, Excel, Ms-dos (grátis), windows, digitação etc.

  3. oi,eu estou muito feliz, conseguir passar no curso, operador de computador pelo senai ,e as aulas inicia dia 03/11/14,e já estou preocupado com a vaga de emprego,por que a minha cidade é pequena e a unica empresa é a prefeitura .No meu caso tem como eu montar meu próprio negocio?

    • Olá Edvaldo,
      Tente primeiramente conseguir um estágio na prefeitura. Você precisa de experiência.
      Para abrir um negócio recomendaria atuar como instalador ou suporte técnico de software. Exemplo: instalar anti-virus, instalar programas, instalar sistema operacional (win7 ou win8). Em resumo, ajudar usuários que não têm experiência no uso dos softwares do micro mas precisam de suporte técnico. O teu trabalho seria suporte técnico em software. Normalmente este tipo de trabalho é cobrado por visita (vai de 40,00 a 100,00) por micro por visita.
      Espero ter ajudado.

    • Suporte técnico de software para usuários. Irá dar suporte aos usuários da empresa na utilização do sistema operacional, processadores de textos, powerpoint, planilhas excel e gerenciamento de usuários na rede interna. O suporte técnico de hardware irá definir e consertar equipamentos. A ideia é que conheça bem todos os softwares básicos usados nos micros da empresa e possa dar suporte técnicos aos funcionários.

  4. Boa tarde,

    Já trabalho como operador de computador CGI America do sul e minha duvida é seguinte quanto tempo um operador de computador fica como operador JR ou isso depende de cada empresa por ex: sou contratado como operador JR e gostaria de mudar de categoria melhorar o salario etc. Ou vou morrer operador de computador JR.

    • Olá,
      Existem várias varíaveis e não é somente o tempo:
      1-Experiência.
      O junior é o profissional que ainda necessita de um acompanhamento de pessoas mais experientes. Já o pleno é capaz de fazer sozinho”.
      2-Tempo
      Junior – Até 5 anos.
      Pleno – acima de 5 anos.
      3-Critério e/ou tamanho da empresa
      Um profissional é júnior em uma empresa de grande porte mas pode ser pleno em uma empresa menor.

      Espero ter ajudado.

  5. ola fiz o curso operador de microcompudor,nao sei ainda o trabalho que devo procurar.
    Qual trabalho devo procurar para esse curso?

    • Olá Simone,
      Nós não temos curso de operador de computador. Se fez um curso onde aprendeu o sistema operacional Windows (operação e instalação), o Office e os utilitários normalmente usados deve procurar uma colocação como suporte técnico de software para micro. Normalmente esta função tem como objetivo ajudar os usuários de uma empresa na utilização dos microcomputadore. Deve tirar dúvida do Office, da operação e uso do Windows etc.

  6. Oi Admin !
    Bom eu me inscrevi em um curso operador de computador sem ter nenhum conhecimento nos cursos básicos de computação (Windows, Word, Excel, Powerpoint, Outlook), e quero saber se isso vai me prejudicar ou se o prof. nos ensina durante o curso ?

  7. olá tenho uma dúvida grave, trabalho de digitador faz mais de 6 anos, e sou registrado como operador de micro, a empresa pode fazer isso? se não o que posso fazer?

    • Olá Lucas,
      Faça uma consulta em sites de legislação trabalhista. Existem sites que prestam ajuda sem custo. Não somos especialistas em leis.

  8. Olá, tenho 16 anos, já tenho um certo conhecimento geral em computação, pois sempre explorei todos os recursos do meu micro e pretendo seguir uma carreira na área de TI, gostaria de saber se eu teria grandes chances de conseguir boas oportunidades de emprego ou até mesmo montar meu próprio negócio, apenas fazendo um curso de qualificação profissional de Operador de Micro e outro de Montagem e Manutenção de Computadores para colocar no meu currículo, ou deveria procurar mais cursos nessa área? me indicaria algum?

  9. Oi, Tenho 17 anos e fiz o curso de montagem e manutenção de micro,gostaria de saber se ja posso entrar no mercado de trabalho ao com este curso, ou se preciso de mais algum, e qual por favor desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − um =